Identificar problemas, buscar soluções e entender a gestão da qualidade e segurança do paciente.
Implementar mudanças nos processos organizacionais para melhorar a qualidade e eficiência.
Analisar criticamente e melhorar a segurança do paciente e a qualidade dos serviços.
Desenvolver projetos de melhoria focados na qualidade dos serviços e segurança do paciente.
Criar e implementar projetos que aprimorem as organizações de saúde.
Oferecer consultoria e orientação em gestão da qualidade.
Médicos, Engenheiros, Gestores de qualidade, Pesquisadores e equipe multidisciplinar.
O Curso é ideal para profissionais que desejam desenvolver uma visão integrada e estratégica da gestão da qualidade e segurança em saúde, aplicando práticas inovadoras e eficientes para melhorar os resultados em saúde e a experiência dos pacientes.
Médicos, Engenheiros, Gestores de qualidade, Pesquisadores e equipe multidisciplinar.
O Curso é ideal para profissionais que desejam desenvolver uma visão integrada e estratégica da gestão da qualidade e segurança em saúde, aplicando práticas inovadoras e eficientes para melhorar os resultados em saúde e a experiência dos pacientes.
Identificar problemas, buscar soluções e entender a gestão da qualidade e segurança do paciente.
Implementar mudanças nos processos organizacionais para melhorar a qualidade e eficiência.
Analisar criticamente e melhorar a segurança do paciente e a qualidade dos serviços.
Desenvolver projetos de melhoria focados na qualidade dos serviços e segurança do paciente.
Criar e implementar projetos que aprimorem as organizações de saúde.
Oferecer consultoria e orientação em gestão da qualidade.
Estrutura curricular composta por 12 módulos de 30 horas cada, totalizando 360 horas. Cada módulo combina conteúdo teórico, atividades práticas, participação de especialistas convidados e métodos como sala de aula invertida.
Módulo 1 – Fundamentos da Qualidade em Saúde (30h)
Aborda conceitos, modelos de gestão da qualidade, evolução histórica e ferramentas como PDCA e Ishikawa, além de estudo de casos de implementação da qualidade em instituições de saúde.
Módulo 2 – Segurança do Paciente: Princípios e Diretrizes (30h)
Trata da importância da segurança do paciente, metas internacionais de segurança, cultura de segurança, notificação de eventos adversos e práticas seguras na assistência à saúde.
Módulo 3 – Gestão de Processos e Melhoria Contínua (30h)
Foca em mapeamento, análise e redesenho de processos, ciclo PDCA, ferramentas de melhoria contínua, indicadores de desempenho e aplicação prática com fluxogramas.
Módulo 4 – Cultura de Segurança e Liderança (30h)
Explora a importância da cultura de segurança nas organizações de saúde, modelos organizacionais voltados para segurança e a evolução do tratamento de erros em saúde.
Módulo 5 – Indicadores de Qualidade e Segurança (30h)
Ensina sobre tipos de indicadores (estruturas, processos, resultados), coleta e análise de dados, benchmarking, dashboards e ciclos de melhoria, com oficina prática.
Módulo 6 – Tecnologias e Inovações em Saúde (30h)
Apresenta a transformação digital em saúde, incluindo telemedicina, saúde conectada, Inteligência Artificial e o impacto das inovações na segurança do paciente.
Módulo 7 – Gestão de Riscos e Eventos Adversos (30h)
Aborda tipos de riscos, metodologias de gestão, análise de eventos adversos, gestão de crises e protocolos de segurança para mitigação de riscos, com simulação prática.
Módulo 8 – Humanização e Comunicação Efetiva (30h)
Enfatiza a comunicação segura entre equipes, com o paciente e familiares, incluindo treinamento para comunicação de más notícias, além de simulação prática de passagem de plantão.
Módulo 9 – Auditoria e Acreditação em Saúde (30h)
Foca em modelos de acreditação, processos de auditoria, certificações e conformidade regulatória, além de estudo de caso sobre planejamento estratégico para acreditação hospitalar.
Módulo 10 – Legislação e Ética na Saúde (30h)
Explora o sistema de saúde no Brasil, direitos sanitários, responsabilidades dos profissionais de saúde e os impactos do Código de Defesa do Consumidor na saúde.
Módulo 11 – Excelência Operacional em Saúde: Princípios das Organizações de Alta Confiabilidade (30h)
Introduz os princípios das organizações de alta confiabilidade, como a sensibilidade às operações e resiliência, aplicados ao contexto da saúde, e as estratégias para implementação.
Módulo 12 – Impacto Ambiental (20h)
Discute o impacto ambiental dos serviços de saúde, boas práticas ambientais e sistemas de gestão ambiental, com foco nas certificações e auditorias relacionadas.
Visita Técnica (10h)
Proporciona a integração entre teoria e prática por meio de uma visita guiada a uma organização de saúde.