Pós Graduação

Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente

360 Horas

Presencial

Seja um especialista em gestão e segurança do paciente

Com o mercado de saúde cada vez mais competitivo, a qualidade e segurança do paciente são essenciais. A Pós-Graduação em Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente da BP Educação e Pesquisa prepara você para atuar com excelência, unindo os melhores conceitos de gestão e ESG.
Desenvolva habilidades em melhoria contínua, gestão estratégica e ferramentas de qualidade, alinhadas com as práticas mais atuais do setor. Este é o passo que faltava para impulsionar sua carreira e fazer a diferença na vida dos pacientes.

Ao final do curso você será capaz de:

Identificar problemas, buscar soluções e entender a gestão da qualidade e segurança do paciente.

Implementar mudanças nos processos organizacionais para melhorar a qualidade e eficiência.

Analisar criticamente e melhorar a segurança do paciente e a qualidade dos serviços.

Desenvolver projetos de melhoria focados na qualidade dos serviços e segurança do paciente.

Criar e implementar projetos que aprimorem as organizações de saúde.

Oferecer consultoria e orientação em gestão da qualidade.

Para quem é este curso?

Gestores de qualidade

Especialistas em saúde pública

Pesquisadores, Médicos; Enfermeiros

Fisioterapeutas; Farmacêuticos; Nutricionistas

Psicólogos, Biomédicos, Odontólogos

Administradores, Engenheiros

Pós-Graduação em Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente da BP Educação e Pesquisa, a faculdade da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo
Pós Graduação

Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente

360 Horas

Presencial

Seja um especialista em gestão e segurança do paciente

Com o mercado de saúde cada vez mais competitivo, a qualidade e segurança do paciente são essenciais. A Pós-Graduação em Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente da BP Educação e Pesquisa prepara você para atuar com excelência, unindo os melhores conceitos de gestão e ESG.
Desenvolva habilidades em melhoria contínua, gestão estratégica e ferramentas de qualidade, alinhadas com as práticas mais atuais do setor. Este é o passo que faltava para impulsionar sua carreira e fazer a diferença na vida dos pacientes.

Para quem é este curso?

Gestores de qualidade

Especialistas em saúde pública

Pesquisadores, Médicos; Enfermeiros

Fisioterapeutas; Farmacêuticos; Nutricionistas

Psicólogos, Biomédicos, Odontólogos

Administradores, Engenheiros

Ao final do curso você será capaz de:

Identificar problemas, buscar soluções e entender a gestão da qualidade e segurança do paciente.

Implementar mudanças nos processos organizacionais para melhorar a qualidade e eficiência.

Analisar criticamente e melhorar a segurança do paciente e a qualidade dos serviços.

Desenvolver projetos de melhoria focados na qualidade dos serviços e segurança do paciente.

Criar e implementar projetos que aprimorem as organizações de saúde.

Oferecer consultoria e orientação em gestão da qualidade.

Por que estudar na BP Educação e Pesquisa?

Tenho interesse

Tenho interesse

Programa do Curso

  • Momentos e tendências em saúde
  • Modelos de gestão em saúde
  • Desafios da gestão hospitalar
  • Cultura organizacional
  • Governança
  • Gestão da mudança
  • Gestão financeira
  • Planejamento estratégico
  • Gestão de Pessoas e a responsabilidade da liderança no gerenciamento das equipes
  • Competências e habilidades essenciais para a atuação do líder
  • Plano de desenvolvimento de liderança
  • Ética aplicada à gestão
  • Ética e Compliance
  • Gerenciamento de risco jurídicos e aspectos legais
  • Acreditações e certificações em saúde
  • Ferramentas da qualidade
  • Gestão de documentação
  • Métodos estatísticos e análise de dados aplicados à qualidade
  • Auditorias
  • Metas internacionais de segurança do paciente
  • Qualidade em serviços de saúde: público e privado
  • Qualidade nos diversos níveis de atenção à saúde
  • Experiência e cuidado centrado no paciente
  • Gestão de Projetos
  • Gerenciamento de Processos e Indicadores de Desempenho
  • Lean six sigma
  • Metodologia ágil
  • Design thinking
  • Lean inception
  • Ciência da melhoria (IHI)
  • Modelos e disseminação dos programas de melhoria
  • Contexto mundial de segurança do paciente
  • Indústrias de alta confiabilidade e cultura de segurança
  • Legislação e Programa Nacional de Segurança
  • Vigilância Sanitária (Tecno, Hemo, Farmaco e Bio vigilâncias)
  • Gerenciamento de Riscos (risco proativo)
  • Gerenciamento de Eventos Adversos (risco reativo)
  • Disclosure
  • Abordagem a 2° Vítimas
  • Métricas e Gestão da Experiência do Paciente (NPS, CSAT, CES, Pesquisa de Satisfação)
  • Canais de comunicação com paciente
  • Ouvidoria ativa
  • HCAHPS
  • Design de serviços
  • Mapeamento da jornada do paciente
  • Ativação, Engajamento e Parceria com Paciente, Família e Comunidade
  • Cuidado Centrado na Pessoa (Cuidado integral Espiritualidade, Humanização, Planetree, Cuidados Paliativos)
  • Direitos do Paciente e Família
  • Valor em Saúde
  • Protocolos clínicos
  • Desfecho clínico
  • Protocolos não clínicos
  • Otimização de Recursos
  • Crise planetária
  • O impacto ambiental dos serviços de saúde
  • Sistema de gestão ambiental
  • Certificações e auditorias relacionadas a SGA
  • Boas Práticas Ambientais em Serviço de Saúde
  • Introdução à Prática Baseada em Evidências (PBE)
  • Construção da Estratégia de Busca Bibliográfica
  • Avaliação Crítica da Literatura
  • Roteiro de Avaliação Crítica do Artigo Científico
  • Encontros: I
  • Encontros: II
  • Encontros: III
  • Integração entre o que foi aprendido e a prática.

Local

Faculdade BP

Carga Horária

360h

Datas

Início: abr/2025

Se interessou pelo curso?

Coordenação

Priscila Rosseto de Toledo

Priscila Rosseto de Toledo
Gerente Executiva de Qualidade, Segurança, Práticas Assistenciais e Educação Continuada da BP, Enfermeira pela Universidade São Camilo, Especialista em Qualidade e Segurança do Paciente pelo Hospital Albert Einstein, MBA Gestão Executiva de Saúde pela FGV, Especialista em Melhoria pelo IHI, Habilitação em Disaster Management Emergency Preparedness (DMEP)
Priscila Rosseto de Toledo

Priscila Rosseto de Toledo

Gerente Executiva de Qualidade, Segurança, Práticas Assistenciais e Educação Continuada da BP, Enfermeira pela Universidade São Camilo, Especialista em Qualidade e Segurança do Paciente pelo Hospital Albert Einstein, MBA Gestão Executiva de Saúde pela FGV, Especialista em Melhoria pelo IHI, Habilitação em Disaster Management Emergency Preparedness (DMEP)

Maria Cecilia Zambrana Curti

Maria Cecilia Zambrana Curti
Mais de vinte e cinco anos de experiência no setor hospitalar, sendo onze anos na área de Qualidade e Segurança do Paciente. Desde dois mil e vinte, coordena a equipe de Segurança do Paciente e Práticas Assistenciais na BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo. Formada em Enfermagem, possui pós-graduação em Enfermagem Oncológica e formação executiva em Gestão de Custos Hospitalares.
Maria Cecilia Zambrana Curti

Maria Cecilia Zambrana Curti

Mais de vinte e cinco anos de experiência no setor hospitalar, sendo onze anos na área de Qualidade e Segurança do Paciente. Desde dois mil e vinte, coordena a equipe de Segurança do Paciente e Práticas Assistenciais na BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo. Formada em Enfermagem, possui pós-graduação em Enfermagem Oncológica e formação executiva em Gestão de Custos Hospitalares.

Investimento

12x

R$

1250

,00

no cartão

à vista R$15.000,00

Educação

+55 11 3505-5265

+55 11 9 1398-5059

educacao@bp.org.br

Pesquisa

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Núcleo de Apoio e Incentivo ao Pesquisador (NAIPe)

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