Identificar problemas, buscar soluções e entender a gestão da qualidade e segurança do paciente.
Implementar mudanças nos processos organizacionais para melhorar a qualidade e eficiência.
Analisar criticamente e melhorar a segurança do paciente e a qualidade dos serviços.
Desenvolver projetos de melhoria focados na qualidade dos serviços e segurança do paciente.
Criar e implementar projetos que aprimorem as organizações de saúde.
Oferecer consultoria e orientação em gestão da qualidade.
Gestores de qualidade
Especialistas em saúde pública
Pesquisadores, Médicos; Enfermeiros
Fisioterapeutas; Farmacêuticos; Nutricionistas
Psicólogos, Biomédicos, Odontólogos
Administradores, Engenheiros
Gestores de qualidade
Especialistas em saúde pública
Pesquisadores, Médicos; Enfermeiros
Fisioterapeutas; Farmacêuticos; Nutricionistas
Psicólogos, Biomédicos, Odontólogos
Administradores, Engenheiros
Identificar problemas, buscar soluções e entender a gestão da qualidade e segurança do paciente.
Implementar mudanças nos processos organizacionais para melhorar a qualidade e eficiência.
Analisar criticamente e melhorar a segurança do paciente e a qualidade dos serviços.
Desenvolver projetos de melhoria focados na qualidade dos serviços e segurança do paciente.
Criar e implementar projetos que aprimorem as organizações de saúde.
Oferecer consultoria e orientação em gestão da qualidade.
O curso terá duração de 12 meses e será dividido em 9 módulos, realizados às terças e quintas-feiras, das 19h às 21h e terá 4 encontros presenciais das 09h às 17h.
Módulo 1 – Gestão em Saúde
Aula Magna: Momentos e tendências em saúde.
Qualidade nos diversos níveis de atenção à saúde, Gestão da Qualidade e Segurança no Planejamento Estratégico, Cultura organizacional, Governança em Saúde, Psicologia da Mudança e o impacto em resultados sustentáveis, Economia da Saúde, Gestão de Pessoas e a responsabilidade da liderança no gerenciamento das equipes, Competências e habilidades essenciais para a atuação do líder, Plano de desenvolvimento de liderança, Ética e Compliance, Gerenciamento de risco jurídicos, Gerenciamento de risco de imagem.
Módulo 2 – Gestão de Qualidade e Segurança do Paciente
Histórico da Qualidade e Segurança I e II, Ferramentas da Qualidade I e II, Auditoria como modelo de avaliação de qualidade, Acreditações e certificações e o impacto para o sistema, Certificação ISO (Sistemas Integrados de Gestão), Acreditação ONA, Acreditação JCI, Acreditação Qmentum, Acreditação ACSA, Magnet, Planetree, AABB, FACT, HIMSS, Certificaçoes ESG, Selos e Pactos.
Módulo 3 – Modelos de Gestão
Gestão por Processos, Gestão de Projetos, Gerenciamento de Indicadores de Desempenho, Lean six sigma e Lean inception, Metodologia ágil, Design thinking, Ciência da melhoria (IHI), Ciência da melhoria (IHI) – Modelos e disseminação dos programas de melhoria.
Módulo 4 – Gestão da Segurança do Paciente
Contexto mundial de segurança do paciente, Alta confiabilidade e cultura de segurança, Base regulatória em Segurança do Paciente e Programa Nacional de Segurança, Metas internacionais de segurança do paciente,
Vigilância em Saúde – Vigilância Sanitária Integrada (Tecno, Hemo, Farmaco, Nutri e Bio vigilâncias), Gerenciamento de Riscos – Proativo I e II, Gerenciamento de Riscos – Reativo I e II, Plano de Ação e Controle de Efetividade focal e sistêmico, Disclosure, Abordagem às Vítimas (2 e 3 vítimas), Modelos comparados (Aviação), Modelos comparados (Indústria Farmacêutica), Avaliação de Segurança e Jurídico: Peer review e Perícias.
Módulo 5 – Gestão da Experiência do Paciente
Cuidado Centrado na Pessoa, Canais de comunicação com paciente – Proativo, Canais de comunicação com paciente – Proativo, Métricas e Gestão da Experiência do Paciente (NPS, CSAT, CES, Pesquisa de Satisfação), Ouvidoria e outros mecanismos hospitalares de ligação com o paciente, Conselhos Consultivos de Paciente, HCAHPS, Design de serviços, Mapeamento da jornada do paciente, Ativação, Engajamento e Parceria com Paciente, Família e Comunidade, Direitos do Paciente: um novo elo de ligação entre segurança e experiência, Gestão de Crise.
Módulo 6 – Práticas Médicas e Assistenciais
Valor em Saúde, Gestão de Protocolos clínicos, Desfecho clínico, Modelo ICHOM e DRG
Modelos de Otimização de Recursos.
Módulo 7 – Sustentabilidade em Saúde
Gestão ESG como Viabilizados de Sistemas, Crise planetária e o impacto ambiental dos serviços de saúde, Sistema de gestão ambiental, Governança em Saúde e o Impacto Financeiro da não qualidade, Gestão do Impacto Social como meio de entregar qualidade em saúde.
Módulo 8 – Práticas Baseadas em Evidências
Introdução à Prática Baseada em Evidências (PBE), Construção da Estratégia de Busca Bibliográfica, Avaliação Crítica da Literatura, Roteiro de Avaliação Crítica do Artigo Científico.
Módulo 9 – Atividades Complementares
Encontros: I – Gestão de Risco Reativo e Proativo, Encontros: II – Gestão de Eventos Adversos e Análise de Causa Raiz, Encontros: III – Safety Huddle e Visita Multi de Segurança, Encerramento.