Pós Graduação

Gestão de Qualidade e Segurança do Paciente

360 Horas

Presencial

Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente

Com o mercado de saúde cada vez mais competitivo, a qualidade e segurança do paciente são essenciais. A Pós-Graduação em Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente da BP Educação e Pesquisa prepara você para atuar com excelência, unindo os melhores conceitos de gestão e ESG.
Desenvolva habilidades em melhoria contínua, gestão estratégica e ferramentas de qualidade, alinhadas com as práticas mais atuais do setor. Este é o passo que faltava para impulsionar sua carreira e fazer a diferença na vida dos pacientes.

Ao final do curso você será capaz de:

Identificar problemas, buscar soluções e entender a gestão da qualidade e segurança do paciente.

Implementar mudanças nos processos organizacionais para melhorar a qualidade e eficiência.

Analisar criticamente e melhorar a segurança do paciente e a qualidade dos serviços.

Desenvolver projetos de melhoria focados na qualidade dos serviços e segurança do paciente.

Criar e implementar projetos que aprimorem as organizações de saúde.

Oferecer consultoria e orientação em gestão da qualidade.

Para quem é este curso?

Gestores de qualidade

Especialistas em saúde pública

Pesquisadores, Médicos; Enfermeiros

Fisioterapeutas; Farmacêuticos; Nutricionistas

Psicólogos, Biomédicos, Odontólogos

Administradores, Engenheiros

Pós-Graduação em Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente da BP Educação e Pesquisa, a faculdade da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo
Pós Graduação

Gestão de Qualidade e Segurança do Paciente

360 Horas

Presencial

Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente

Com o mercado de saúde cada vez mais competitivo, a qualidade e segurança do paciente são essenciais. A Pós-Graduação em Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente da BP Educação e Pesquisa prepara você para atuar com excelência, unindo os melhores conceitos de gestão e ESG.
Desenvolva habilidades em melhoria contínua, gestão estratégica e ferramentas de qualidade, alinhadas com as práticas mais atuais do setor. Este é o passo que faltava para impulsionar sua carreira e fazer a diferença na vida dos pacientes.

Para quem é este curso?

Gestores de qualidade

Especialistas em saúde pública

Pesquisadores, Médicos; Enfermeiros

Fisioterapeutas; Farmacêuticos; Nutricionistas

Psicólogos, Biomédicos, Odontólogos

Administradores, Engenheiros

Ao final do curso você será capaz de:

Identificar problemas, buscar soluções e entender a gestão da qualidade e segurança do paciente.

Implementar mudanças nos processos organizacionais para melhorar a qualidade e eficiência.

Analisar criticamente e melhorar a segurança do paciente e a qualidade dos serviços.

Desenvolver projetos de melhoria focados na qualidade dos serviços e segurança do paciente.

Criar e implementar projetos que aprimorem as organizações de saúde.

Oferecer consultoria e orientação em gestão da qualidade.

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Programa do Curso

  • Momentos e tendências em saúde
  • Modelos de gestão em saúde
  • Desafios da gestão hospitalar
  • Cultura organizacional
  • Governança
  • Gestão da mudança
  • Gestão financeira
  • Planejamento estratégico
  • Gestão de Pessoas e a responsabilidade da liderança no gerenciamento das equipes
  • Competências e habilidades essenciais para a atuação do líder
  • Plano de desenvolvimento de liderança
  • Ética aplicada à gestão
  • Ética e Compliance
  • Gerenciamento de risco jurídicos e aspectos legais
  • Acreditações e certificações em saúde
  • Ferramentas da qualidade
  • Gestão de documentação
  • Métodos estatísticos e análise de dados aplicados à qualidade
  • Auditorias
  • Metas internacionais de segurança do paciente
  • Qualidade em serviços de saúde: público e privado
  • Qualidade nos diversos níveis de atenção à saúde
  • Experiência e cuidado centrado no paciente
  • Gestão de Projetos
  • Gerenciamento de Processos e Indicadores de Desempenho
  • Lean six sigma
  • Metodologia ágil
  • Design thinking
  • Lean inception
  • Ciência da melhoria (IHI)
  • Modelos e disseminação dos programas de melhoria
  • Contexto mundial de segurança do paciente
  • Indústrias de alta confiabilidade e cultura de segurança
  • Legislação e Programa Nacional de Segurança
  • Vigilância Sanitária (Tecno, Hemo, Farmaco e Bio vigilâncias)
  • Gerenciamento de Riscos (risco proativo)
  • Gerenciamento de Eventos Adversos (risco reativo)
  • Disclosure
  • Abordagem a 2° Vítimas
  • Métricas e Gestão da Experiência do Paciente (NPS, CSAT, CES, Pesquisa de Satisfação)
  • Canais de comunicação com paciente
  • Ouvidoria ativa
  • HCAHPS
  • Design de serviços
  • Mapeamento da jornada do paciente
  • Ativação, Engajamento e Parceria com Paciente, Família e Comunidade
  • Cuidado Centrado na Pessoa (Cuidado integral Espiritualidade, Humanização, Planetree, Cuidados Paliativos)
  • Direitos do Paciente e Família
  • Valor em Saúde
  • Protocolos clínicos
  • Desfecho clínico
  • Protocolos não clínicos
  • Otimização de Recursos
  • Crise planetária
  • O impacto ambiental dos serviços de saúde
  • Sistema de gestão ambiental
  • Certificações e auditorias relacionadas a SGA
  • Boas Práticas Ambientais em Serviço de Saúde
  • Introdução à Prática Baseada em Evidências (PBE)
  • Construção da Estratégia de Busca Bibliográfica
  • Avaliação Crítica da Literatura
  • Roteiro de Avaliação Crítica do Artigo Científico
  • Encontros: I
  • Encontros: II
  • Encontros: III
  • Integração entre o que foi aprendido e a prática.

Local

Faculdade BP

Carga Horária

360h

Datas

Início: fev/2025 | término: fev/2026

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Investimento

12x

R$

1250

,00

no cartão

à vista R$15.000,00

Educação

+55 11 3505-5265

+55 11 9 1398-5059

educacao@bp.org.br

Pesquisa

+55 11 3505-6541

pesquisa.clinica@bp.org.br

Núcleo de Apoio e Incentivo ao Pesquisador (NAIPe)

+55 11 3505-5031

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